quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O valioso sentimento do perdão.

O VALIOSO SENTIMENTO DO PERDÃO
http://1.bp.blogspot.com/_U04xYr0iQek/SeCM9j5EMvI/AAAAAAAAC5s/6daNNg6sZKg/s400/perdao+12.jpg

O verdadeiro sentimento do perdão nos erros que alguém tenha praticado contra nós é, além de uma atitude de profunda sabedoria, o real reconhecimento de que todos nós, por nossas próprias imperfeições, estamos, também, sujeitos a erros. Ao perdoarmos alguém é necessário que estejamos imbuídos do sentimento da verdadeira humildade, o que nos torna realmente digno no sentido ético das realidades que envolvem a humana existência.

O sentido do perdão se auto-introduz silentemente em nós quando perfeitamente compreendemos que ele se faz tão necessário a nós como a alguém que tenha cometido erros contra nós.

O sentimento do perdão auto-induzido ao âmago do nosso ser tem o maravilhoso poder de nos livrar de pensamentos retaliativos ou ações profundamente ofensivas contra alguém que, abrigado na mais pura insensatez, nos tenha diretamente ofendido.

O sentimento do perdão, quando claramente auto-conscientizado em nós brota firmemente do íntimo do nosso prodigioso ser, espargindo a luz da humildade, do amor, da compreensão e da verdadeira harmonia. Esse procedimento equânime liberta-nos totalmente de pensamentos odiosos, vingativos, por demais prejudiciais a saúde e ao desenvolvimento harmonioso de nossa dual e vibrante personalidade.

O sentimento real do perdão, na prática evita guardarmos dentro de nós pensamentos de revolta e de revide contra aquele que, direta ou indiretamente, nos tenha atingido com ofensas morais ou físicas.

O sentimento do verdadeiro perdão nos é perfeitamente saudável, pois sabemos que ao nos afastarmos dos pensamentos de ódio e vingança, evitamos atingir seriamente, de forma direta e irreversível, a nós mesmos. E, consoante a biologia e a lei cósmica que regula a aura humana, quando possuímos pensamentos negativos de ódio, intenções de vingança, etc, não os transmitimos a ninguém, pois, o Cósmico não veicula o mal, só o bem, isto é: retemos o mal em nós mesmos e somos verdadeiramente os únicos prejudicados.

O sentimento do perdão pacifica o corpo físico e em conseqüência o ser psíquico que, livre de pensamentos não harmoniosos, vingativos, se desfaz de verdadeiros entulhos psicológicos que só entravam o desenvolvimento global da nossa personalidade.

Perdoar é, pois, se auto-afirmar com certa humildade e condignamente se impor com bastante altruísmo e amor ao seu semelhante.

Otacílio Negreiros Pimenta.
In Memorian.

18 comentários:

Hermina!!!! disse...

Seu texto, sua forma de escrever e suas escolhas textuais me ensinam tanto!!!!
Um abraço!
Bom restinho de semana
Helô de Escrtas da Alma

Unknown disse...

Furtado, por que não perdoar? Perdão nos alivia, acalma e nos transmite suavidade ao coração, afinal, será que somos tão perfeitos assim que tbém não carecemos de perdão. Quem somos nós pra não perdoar então? Mas pra isto, é necessário que aprendamos antes de mais nada a perdoar a nós mesmos, compreendendo nossas falhas....

Feliz dia pra você!!

Bjss

Anônimo disse...

Maravilhoso esse texto e muito util,pois quem não precisa sempre perdoar alguem?Mesmo que seja a si mesmo!Quem não perdoa não consegue ser feliz de verdade!Abraços,

Evandro Marques disse...

Texto incrível. Cheio de verdades!

Anônimo disse...

"O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte." (Mahatma Gandhi)
Bjs

Paraguaya disse...

Furtado meu amigo.

Sobre sua sugestão no comentário que fez no blog.

Eu ja fiz isso, ja procurei o hospital daqui da minha cidade e me ofereci para ser voluntaria, sem ganhar nada. Mas a resposta também foi NÃO, disseram que não dava e meio que disconversaram... Fazer o que, eu tentei...
Só não me ofereço para trabalhar voluntariamente em outros hospitais pq não terei como pagar moradia e tals... Mas a minha parte estou fazendo... Todo mês distribuo curriculos em varios hospitais e clinicas... O que posso fazer é esperar e continuar entregando curriculos mais nada.
Obrigada por tudo.

O dom de perdoar é poucos que possuem... Mas quem o tem, concerteza nunca se arrependeu. Perdão só faz bem... Principalmente para nós mesmos.

Abraços amigo.

Manolinvicio disse...

Sin duda aqui me tienes una vez mas y te mando un saludito como ya es habitual en mi blog.

Me gusto verte por mi blog, nos vemos prontito por estos mares.....

AFRICA EM POESIA disse...

rosemildo
ÈS LINDO...

este teu post no meu blog foi de encontro ao que eu penso mas...depois acordamos e o sonho é bem diferente,
apetece mesmo chorar...

um beijo

Posso guardar e publicar no meu proximo livro?'

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi Lili! Minha amiga, podes ficar a vontade, disponha do que quiseres, para mim será um grandioso prazer.

Beijos,

Furtado.

Sueli disse...

Rosemildo, bom dia!
Infelizmente, meu amigo, nem todos sabem como perdoar. Porque o perdão é muito mais que uma palavra dada. É atitude! Ótima escolha, como sempre!!!
beijos

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

Um belo texto, cheio de oas ideias para colocar em prática. Gostei de conhecer este blog, muitos parabens vou voltar certamente.

Sonia Parmigiano disse...

Rosemildo,

O perdão, na verdade, é algo que fazemos por nós mesmos para prosseguirmos de alma leve, sem acumular muitas bagagens desnecessárias em nossa vida...

Adorei sua postagem!

Um ótimo final de semana!!!

Beijos!!!

Reggina Moon

ETERNA APAIXONADA disse...

Olá Furtado!

Obrigada pela visita e palavras gentis!
Aqui um espaço muito acolhedor e com temas que entram na alma!
Tenha um ótimo fim de semana com muita alegria e inspiração.
Um abraço
Helô Spitali

Barbara disse...

A coisa mais heróica que uma pessoa pode fazer é perdoar.
( Richard Gere, aquele ator bonito e praticante do Budismo Tibetano.)

Amar sem sofrer na Adolescência disse...

Um texto verdadeiro e encantador! Com certeza uma bela postagem!
Bjs

Antònio Manuel disse...

Caro Furtado:

Maravilhoso texto:

Parabèns!

Perdoar é, pois, se auto-afirmar com certa humildade e condignamente se impor com bastante altruísmo e amor ao seu semelhante.

Agradeço muito estes momentos de leitura...

Tenha um otimo fim de semana

Forte Abraço

Antònìo Manuel

Andresa Ap. Varize de Araujo disse...

Aplausos amigo, muitos aplausos por tal belo escrito.

È dificil perdoar?

E quem disse que é facil se arrepender?

Os inimigos que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono.

O perdão não custa nada, e alivia a alma.

Um grande abraço
Andresa Araujo

Tania Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.