quinta-feira, 14 de abril de 2011

A primeira Ablação dum rim humano.


A PRIMEIRA ABLAÇÃO DUM RIM HUMANO

1869 – A 2 de agosto Gustavo Simon, professor de cirurgia em Heidelberg, pratica, pela primeira vez, com exito, a ablação dum rim humano e restitui à vida sua paciente, Margaretha Kleb. Mulher de operário, humilde, rude, tivera um volumoso tumor no ovário. Recorreu a um cirurgião de Ofeenbach, chamado Walther. Destituido totalmente de prática, no setor de ovariotomia, abalançara-se a extrair o tumor. Abrindo o abdome da enferma, encontrara o tumor tão ligado ao útero, que também extirpara esse órgão. As aderências estendiam-se, porém, ao ureter esquerdo. Walther não lhes deu atenção. Já dilacerara, aliás, grande parte desse ureter, ao fazer a ablação do tumor. O canal de escoamento entre o rim esquerdo e a bexiga, isto é, o caminho natural da urina, estava destruído. Tomado de pânico, o cirurgião Walther fechou a incisão externa e entregou a paciente ao seu destino. O rim esquerdo esvaziara-se diretamente no baixo-ventre. Apesar do seu estado, lívida, quase morta, ainda cuidava dos afazeres domésticos. Ganhava como lavadeira o sustento dos filhos. Durante ano e meio enfrentou a miséria e a morte. Foi nestas circunstâncias, vendo-a apoiada numa bengala, com um cheiro de decomposição, enojada de si mesma, esquelética e sem cor, que Gustavo Simon se propôs salvá-la. Fez várias tentativas para cicatrizar a fístula da parede abdominal, até então considerada de tal forma perigosa, que, no caso dum erro fatal, o cirurgião responderia por seu crime.

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 3, página 481.

4 comentários:

Everson Russo disse...

Meu amigo,,,super interessante essa,,,,isso é fazer renascer uma pessoa...abraços de bom dia pra ti..

Wanderley Elian Lima disse...

Olá amigo
Tudo sempre tem um início, e muitas vezes quem dá o primeiro passo fica esquecido.
Grande abraço

Carla Fernanda disse...

Interessante a ciência quando é usada em favor da humanidade Rosemildo. O acesso a ela já é uma questão mais ampla, social e extremamente injusta.
Beijos!
Carla

Sandra Gonçalves disse...

Nossa...que interessante.
Ainda bem que temos a ciencia e a medicina.beijos achocolatados