domingo, 7 de agosto de 2011

Fundação da Medicina Experimantal.

 

FUNDAÇÃO DA MEDICINA EXPERIMENTAL 

180Galeno funda a Medicina Experimental. É o segundo médico da humanidade, depois de Hipócrates e o maior dentre os antigos. Nasceu em Pérgamo no ano de 130. Falece a 201. Inicia seus estudos de medicina aos 17 anos em Esmirna, Corinto e Alexandria. Desde aí cura-se a si mesmo de dores terçãs, insônias, etc. Aos 28 anos é nomeado em Pérgamo médico assistente dos gladiadores. Em seguida parte para Roma onde ensina Biologia, Anatomia e Fisiologia. Torna-se famoso e estimado pelos seus largos conhecimentos e curas. Daí segue para a Ásia Menor, Síria, Fenícia e Palestina. Os Árabes o consideram “O Príncipe dos Médicos”. Os hebreus o denominam “Nobre Cirurgião”. A “Teriaga” é uma velha panaceia que ele prepara. Tal receita lhe dá renome. Abre-lhe o caminho da glória, em virtude de curar Eudemo e outros nomes famosos. Sua anatomia disseca somente porcos, ursos e cães. Embora eivada de erros, dá impulso e ensino à ciência médica. Prevalece alguns séculos até Vesalio. Atribui-se a ele o título de “Criador da Fisiologia”. A base de sua medicina era o humoral. Muitas experiências se lhe devem no sentido da corrente sanguínea; pulso, supressão da voz (corte do recorrente); função renal e urética; estudo da incubação dos ovos; imobilização de músculos por secção de nervos. Admitia a existência de três espíritos (pneuma) ou forças mães; Animal (psicon); Vital (zolicon) e Natural (fisicon), localizados, respectivamente, no cérebro, no coração e no fígado. O fígado, grande gerador de sangue; o cérebro, sede do pensamento e da alma; o coração, sede do calor inato. Além dos pneumas, considerava as forças secundárias: atrativas, alterantes, expulsiva e retentiva. Quase se torna o criador da teoria da circulação do sangue. Acreditou, porém, na passagem do sangue no coração do lado direito para o esquerdo, através do orifício do septo interventricular, o que obstava a compreensão da pequena circulação ou pulmonar. 

Nota: Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas pelo ilustre professor Elias Barreto, e publicado pela Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas, edição de 1967, volume 1, páginas 64/66. 


Visite também 
o nosso novo espaço:

10 comentários:

Pablo & Florbela disse...

As escolhas fazem parte da Vida
Há o tempo de semear e de colher
Somos livres pra bem ou mal viver
O amor é nosso ponto de partida.

Neneca Barbosa

Bom Domingo e feliz semana à todos!
Beijos de coração prá coração...M@ria

chica disse...

Bela experimentação e invenção,não? abraços,ótimo domingo,chica

Doroni Hilgenberg disse...

Interessante o texto. Antigamente os cientistas, médicos e professores, possuiam poucas ferramentas para seus inventos e trabalhos, mesmo assim conseguiram deixar obras dignas, simplesmente movidos pelo seu altruismo, prazer pelo trabalho e a necessidade inerente a todo o ser humano. bjs

Lou Witt disse...

Interesante o post!!!

Um lindo domingo, amigo amado!!!

Everson Russo disse...

Boas experimentaçoes...abraços de boa semana pra ti amigo.

Lau Milesi disse...

Olá Furtado,como vai?
Amei seu post!!! Interessante e muito nos acrescenta. Pra você ver como é a vida. Venho aqui retribuir -rapidinha-sua gentil visita e me deparo com um post sobre medicina. Estou recebendo hoje minha filha(médica) que chegou às 10 horas da terrra de Obama.Ela vive e trabalha lá. Veio buscar minha netinha que está passsando férias comigo. Enquanto ela descansa da viagem passo aqui e vejo assunto tão interessante. Mostrarei à minha filha amanhã ou depois.

Um beijo pra você e pra família e conte comigo no outro site. Irei te seguir e terei imenso prazer em frequentá-lo.

Anne Lieri disse...

Furtado,um artigo muito interessante!Eu não conhecia todos esses detalhes da medicina experimental!Bjs e bom domngo!

Anne Lieri disse...

Furtado,um artigo muito interessante!Eu não conhecia todos esses detalhes da medicina experimental!Bjs e bom domngo!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Um manancial de informação que sempre encontro aqui, adorei ler este artigo, como sempre saio daqui mais rica de saber.

Beijinhos
Sonhadora

Flor de Lótus disse...

Olá meu caro,Furtado!
Vir aqui é sempre aprender algo novo e isso é ótimo.
Uma ótima semana!
Beijosss