quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eu, o povo.


EU, O POVO 

Eu, o Povo 
Conheço a força da terra que rebenta a granada do grão 
Fiz desta força um amigo fiel. 

O vento sopra com força 
A água corre com força 
O fogo arde com força 

Nos meus braços que vão crescer vou estender panos de vela 
Para agarrar o vento e levar a força do vento à Produção. 
As minhas mãos vão crescer até fazerem pás de roda 
Para agarrar a força da água e pô-la na Produção. 
Os meus pulmões vão crescer soprando na forja do coração 
Para agarrar a força do fogo na Produção. 

Eu, o Povo 
Vou aprender a lutar do lado da Natureza 
Vou ser camarada de armas dos quatro elementos. 
A tática colonialista é deixar o Povo ao natural 
Fazendo do Povo um inimigo da Natureza. 

Eu, o Povo Moçambicano 
Vou conhecer as minhas Grandes Forças todas. 

Mutimati Barnabé João 

 António Quadros

Mutimati Barnabé João, heterónimo de António Augusto de Melo Lucena e Quadros (Santiago de Besteiros, 9 de Julho de 1933 - Santiago de Besteiros, 2 de Julho de 1994) foi um pintor e poeta português. 

Diplomou-se em pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Entre 1958 e 1959 esteve em Paris, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde fez os cursos de gravura e pintura a fresco. 

Parte para Moçambique em 1964. Em 1968 revela-se como poeta ao receber um prémio para "40 Sonetos de Amor e Circunstância e Uma Canção Desesperada" assinado por João Pedro Grabato Dias

Em 1971 lançou as odes "O Morto" e "A Arca" e ainda as "Laurentinas". Grabato Dias e Rui Knopfli, criam nesse ano a revista Caliban. 

Em 1972, por ocasião dos 400 anos da morte de Camões,lançou o poema épico “Quybyrycas”, assinadas por Frey Ioannes Garabatus, com prefácio de Jorge de Sena e onde glosava e parodiava "Os Lusíadas”. 

Depois do 25 de Abril, inventou o livrinho "Eu, o povo", deixado por Mutimati Bernabé João, guerrilheiro moçambicano morto em combate. Em Moçambique foi ainda o co-autor, com o Arq. José Forjaz, do monumento aos heróis, na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo. 

No regresso a Portugal e a Santiago de Besteiros, em 1984, dedicou-se ao ensino, à escrita e pintura. 

Foi cantado por cantores como José Afonso ou Amélia Muge

Fonte: Wikipédia. 

Visite também: 

9 comentários:

Magia da Inês disse...

°º♫
°º✿ Olá, amigo!
º°º♫ Somente o povo tem toda essa
°º✿ garra e essa vontade.
º° ✿°º♫ Boa quinta-feira.
º° ✿♥ °º♫ Beijos.
°º✿
º° ✿♥ ♫°

Anônimo disse...

A história do povo de Moçambique é tão triste, mas a garra deste mesmo povo é que mantem o país vivo.
O Brasil devia conhecer mais a história dos povos africanos.
Bjs.

Everson Russo disse...

Que esse povo mantenha a sua história,sua memória, mesmo sendo ela triste,,,abraços de bom dia pra ti meu amigo.

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Poetas...
Quem seriam esses seres
Que muitas vezes discriminados
Atacados por aqueles que se acham maiorais,
" os tais",
São feridos por pura incompreensão?

Ferem porque não entendem,
Que os poetas,
São pássaros imaginários
De asas invisíveis,
Que voam ao sabor da magia
Vão alem da imaginação...

Poetas...
São rios que brotam
Das fontes infindas da emoção,
Correndo borbulhantes pelo leito da vida
Na ânsia de encontrar o mar,
Onde sonham desaguar
O Amor que lhes ultrapassam,
As bordas do coração...

Poetas...
São o sangrar gotejante
Das dores próprias, e dos seus semelhantes...
São o grito desesperado da natureza
Devassada pelas mãos impiedosas dos homens...
Nuvens cinzas lhes sufocam a alma
Escurecendo-lhes a visão...
Mas encontram na inspiração
O raiar de um novo Sol,
E na arte de criar,
Espalham com suas letras
Alegria, fonte viva da renovação..

Poetas...
São anjos de Deus
Por Ele emprestados à terra
Para sensibilizarem os corações
Dos que só pensam em armas
Bombas e destruição...
Poetas, são seres sensitivos
Que sentem e reconhecem em Deus,
O poder de toda a criação...

Parabéns pelo seu dia amigo poeta!!!

Abraços de flor

Anônimo disse...

grandiosisima dedicatoria a la tierra!!!!!
un abrazo

Evanir disse...

Hoje minha visita é para anunciar
uma novo circulo de minha vida.
Continuarei com as homenagens
que é a razão do blog (A VIAGEM)
A imagem escolhida por mim no novo visual
tem tudo a ver com o futuro, não só do blog,
mas da surpresa que a qualquer
momento será anuciada no blog.
Hoje sou parte da vida de cada
pessoa amiga e tão amada por mim,
também sou membro do Clube dos Novos Autores.
Com muita alegria convido você a paricitipar com
todos nós do clube também.
Minha Viagem prossegue amando e acarinhando todas
minhas lindas amizades.

Deixando um pedido muito importante para mim.
Eu não estou deixando vocês ,
E sim, entrarei na casa de cada um de vocês.
Conto com o carinho de sempre em meu blog,

Esteja comigo como sempre estiveram
Deus estara com você e comigo.
Segure nas mãos de Deus e na minha e vamos nessa
Deus já abençoou.
Com carinho.
Evanir
20 de Outubro
Concordo poetas são anjos de Deus.

Sandra Gonçalves disse...

Oi amigo, to de volta...hehehehe! Consegui encontrar nesses bares da vida, sentada num cantinho, palida e triste, a minha inspiração.
Tomava um martine, e fumava um cigarro, nos olhos uma tristeza indolente lhe deixava a face vazia. Um barzinho mais ou menos, onde o cantor alcoolizado de olhos vermelhos cantava, Não se váaaaaa!. Quando ela me viu, do canto dos seus labios vi surgir um quase sorriso sabe? Daqueles que querem ,mais não querem sorrir?...Tirei ela dali, pelas mãos, a levei pra ver o mar, pra voar, pra sentir o gosto doce de um beijo e o sabor ardente dos desejos.
Aquela mulher que antes parecia farrapos voltou a se iluminar, jogou o copo fora, apagou o cigarro e voltou pra mim. Estamos nós duas lá no Meu Aconchego.
Te espero, por lá tá?
Bjos achocolatados

Anônimo disse...

У Вас до сих пор нет сайта, хотите заказать хостинг, зарегистрировать дешево домен, нужна качественная расктрутка тогда Вам сюда [url=http://yestech.ru/]продвижение сайтов примеры
[/url]

Anônimo disse...

Салон Секреты Красоты предлагает большой выбор классических салонных услуг: парикмахерские услуги, маникюр, педикюр, косметология, перманентный макияж. Мы работаем более 10 лет и придерживаемся принципа соотношения цены и качества обслуживания. Для постоянных клиентов действуют акции и бонусная система. Заходите на наш сайт [url=http://s-krasoti.ru/] пирсинг щелково
[/url]