segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Kwanza.


O KWANZA 

O Kwanza é um rio bonito 
que corre aflito 
para Luanda, a catita. 
Por onde passa recita 
um rosário de gritos. 

O Kwanza é caseiro 
e às vezes molengão; 
é um rio de papel 
que escorre de mão em mão num tropel 
o ano inteiro 
a fingir que é dinheiro. 

Manuel Guedes dos Santos Lima 
 
Manuel Guedes dos Santos Lima fez seu estudos primários em Vila Teixeira de Sousa; secundários e universitários em Portugal e na Suíça, tendo doutorado em letras pela Universidade de Lausanne. Desertor do Exercito Português e fundador do Exercito Popular de Libertação de Angola (braço armado do Movimento Popular de Libertação de Angola) e seu 1° comandante-em-chefe. 

Professor universitário; docência no Canadá, França e Portugal. Presidente do Movimento de Unidade Democrática Angolana para a Reconstrução (MUDAR). 

Obras: Kissange (poemas); As Sementes da Liberdade (romance); A Pele do Diabo (teatro); Os Anões e os Mendigos (romance) 

Poemas extraídos da obra: ROZÁRIO, Denira, org. PALAVRA DE POETA; CABO VERDE – ANGOLA. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. ISBN 85-286-0675-9 

Nota explicativa: “Kwanza” – brincadeira poética em torno do Kwanza ( o maior rio de Angola), e a moeda nacional com o mesmo nome, uma espécie de caricatura de dinheiro, pois a verdadeira moeda de Angola é o dólar. 

Fonte: http://www.antoniomiranda.com.b

Visite também:

5 comentários:

Everson Russo disse...

Bela postagem meu amigo,,,mais uma vez aprender com seu blog...sempre bom,,,abraços de boa semana pra ti.

Si Arian disse...

Passei para te desejar uma ótima semana.
Com toda a minha amizade e a minha simpatia, a sua amiga dedicada.
Beijos

Smareis disse...

Oi Rosemildo, ótimo post. Eu não conhecia o Manuel Guedes dos Santos Lima. Aqui sempre a gente conhece grande nomes através do seus post. Obrigada pela partilha. Um beijo e ótimo começo de semana.

José María Souza Costa disse...

Venho, lhe parabenizar, por esse estilo didático, que adotaste em seu blogue. Muito interessante e sublime. Eu, leio voce, quase que cotidianamente, e confesso que tenho aprendido muito e tenho recomendado este blogue, á alguns alunos, principalmente, por esse seu estilo, de mostrar poesias, poemas e autores.
Parabens, mesmo
Um abraço

Anônimo disse...

MUY REFLEXIVO Y DISIENTE TEXTO.
UN ABRAZO