sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aqui morava um rei.

AQUI MORAVA UM REI

Aqui morava um Rei, quando eu menino,
Vestia ouro e castanho no gibão.
Pedra da sorte sobre o meu destino,
Pulsava junto ao meu seu coração.

Para mim, seu cantar era divino,
Quando ao som da viola e do bordão.
Cantava com voz rouca o desatino,
O sangue o riso e as mortes no sertão.

Mas mataram meu pai, desde esse dia,
Eu me vi como um cego sem meu guia,
Que se foi para o sol, transfigurado.

Sua Efigie me queima, eu sou a presa,
Ele a brasa que impele ao fogo, acesa,
Espada de ouro em Pasto ensanguentado.

Ariano Suassuna 
  


Sexto ocupante da Cadeira nº 32, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado e recebido em 9 de agosto de 1990 pelo Acadêmico Marcos Vinícios Vilaça. 


Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no sertão, na Fazenda Acauhan.

Com a Revolução de 30, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez... Leia mais aqui:



4 comentários:

chica disse...

Suassuna sempre brilhante em tudo que fez! Lindo! Bom vê-lo aqui! abra~]apo, lindo fds! chica

Laura Santos disse...

Um grande poeta que desconhecia, e até me pergunto sobre o que deve sentir alguém quando o seu pai amado é assassinado. Algo a que o poema acaba por responder.
Decerto um acontecimento que marcaria profundamente a sua vida.
Bom fim de semana, Furtado!
xx

AdolfO ReltiH disse...

SIEMPRE MUY INTERESANTE LO QUE NOS COMPARTES.
UN ABRAZO

MARILENE disse...

Parabéns pela escolha! Ariano Suassuna é um grande nome na literatura. Abraço.